Pretendo resumir a Conferência sobre Educação Inclusiva com o Dr. David Rodrigues, professor na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Confesso que descobri que ele é além de um excelente orador, conseguiu, em pouco mais de uma hora, não só explicar o conceito inerente à Educação Inclusiva, como (pelo menos no meu caso), desmistificar algumas das ideias enraizadas acerca da educação e da forma como se ensina em Portugal.
Seguem alguns dos apontamentos que retirei:
> Inclusão como processo inacabado de encontrar melhores maneiras de responder à diversidade
> inclusao como identificação e remoção de barreiras
> preconceitos
> estudar as barreiras existentes à aprendizagem nos modelos escolares
> Inclusão como presença, participação e sucesso de todos os alunos
> Segurança enquanto sentimento de apoio e empenho da escola relat/ ao aluno
> participação
> promoção do sucesso
> Ênfase nos alunos em risco de marginalização, exclusão ou insucesso
> Diferença (entre alunos)
Bourdieu, 1966 - A escola "finge" não existir diferenças
> Olhar a diferença positivamente, assumir e aceitar
> Diferença gera dinâmica, discussão
> Currículo
Toda a experiência que é proporcionada pela escola
> Insistência nas areas fracas dos alunos, nas suas dificuldades
> areas fracas como objectivo e areas fortes como estratégia
> responder à questão, o que é que o aluno sabe?? (em contraponto com o que é que o aluno NÃO sabe?)
> Planejamento
Refletir sobre as suas práticas de ensino - relacionado com as barreiras.
Pretendo somar estes dados ao meu trabalho CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A PcD na INCLUSÃO AO MERCADO DE TRABALHO.
jul/2010
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