Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

LIVRE ARBITRIO

Quase todos os dias recebo e-mails , ou me deparo com pessoas que querem encontrar equilíbrio em suas vidas. Estão descontentes com seu trabalho, relacionamento ou até com o local no qual vivem.
Invariavelmente, na medida em que esses contatos evoluem, uma boa parte das pessoas encontra um “culpado” pela situação em que se encontram. É o chefe que não lhes dá a devida atenção e remuneração, o marido/companheiro que não presta mais atenção nas conversas ou até mesmo a situação financeira que lhe impossibilita mudar a situação atual. Questões familiares. Solidão...etc.etc.
Não posso julgá-los, pois já fui assim. Culpava “os outros” por impossibilitarem que as coisas fossem melhores.
Porém descobri há alguns anos que existe outra forma de encarar a vida. Hoje acredito que somos responsáveis por 100% da situação na qual nos encontramos.
Sei que para muita gente é difícil aceitar isso. Acredite, passei cinqunta anos rejeitando essa ideia. Mas hoje tenho convicção de que o momento no qual nos encontramos em nossas vidas é resultado direto de nossas escolhas.
Todo ato - ou omissão - traça um novo rumo em nossa vida.
Alguns chamam isso de carma.imagine?!?! Outros de consequência. Mas isso é apenas semântica. O que vale é entender e aceitar que estamos exatamente onde deveríamos estar por causa das decisões que tomamos. Não podemos nem devemos julgar ninguém, pois em todo momento na vida temos opções. E cabe a nós, e não “aos outros”, decidir.
Quando conseguimos ter consciência sobre esse fato, podemos fazer uma escolha importante: a de assumir o rumo de nossas vidas.
Nada nos impede de abrir mão desse direito (que alguns chamam isso de livre-arbítrio), fazer como Zeca Pagodinho e “deixar a vida nos levar”. Isso, afinal, também é uma escolha.
Independentemente do caminho que decida seguir, o que importa é ter consciência que foi você e não são “os outros” que lhe colocaram na situação que está.
Assuma responsabilidade pelo seu destino e comece a mudar hoje. “Os outros” vão e vêm, mas a gente somente leva desta vida a vida que a gente leva.
Bem, resumido....eu faço a minha parte...mas entrego toda a situação ao meu DEUS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário